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Narrativas e o Lugar
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"Narrativas e o Lugar: sobre o artesanato tradicional da Renda Turca de Bicos de Sabará" é uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura – UFMG para obtenção do grau de Mestre. Linha de Pesquisa: Gestão do Patrimônio no Ambiente Construído. Orientadora: Profª. Dra. Staël de Alvarenga Pereira Costa
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Sobre o Projeto
A dissertação de mestrado “Narrativas e o lugar: sobre o artesanato tradicional da Renda Turca de Bicos de Sabará” ilumina a prática de um têxtil artesanal, mas sobretudo as relações sociais que se estabelecem entre as rendeiras, os lugares onde se exerce o saber e a cidade. A pesquisa, que tem o recorte da cidade mineira, alcançou outras partes do Brasil e do mundo evidenciando a autenticidade e a originalidade desse bem, nomeado “saber fazer”, que é praticado de maneira comunitária ou individualmente. O contato da pesquisadora com as rendeiras brasileiras revelou que, embora em localidades diferentes do país, o conhecimento se consolida com desafios comuns como a dificuldade da prática em alcançar as novas gerações. Ao longo da pesquisa participante houve uma aproximação que foi além da coleta de dados e colocou a pesquisadora como aprendiz da renda. O fato permitiu não apenas o conhecimento de detalhes da técnica e sua qualidade artística para posteriormente compará-la a outras rendas, mas principalmente de uma experiência imersiva do que poderia representar esse “saber fazer” para um indivíduo, momento em que a pesquisadora se torna aprendiz e sujeito da ação de tecer a renda. A prática da renda artesanal e o aprimoramento da técnica, as mudanças inerentes à tecitura da renda, detalhes da organização social das rendeiras e a relação com o lugar, a cidade e as atividades cotidianas evidenciaram uma complexidade que vai além do produto têxtil resultante desse processo. Enquanto forma de organização social há sustentabilidade desse “saber fazer” que se apresenta pleno de sentido para cada rendeira. Portanto, deve-se considerar o reconhecimento dessa prática artesanal como atividade relevante e vital, além de propiciar meios para sua continuidade, coesão social e consolidação identitária. Esse estudo pode ser referência para outros grupos comunitários e gestores de políticas públicas e foi o caráter interdisciplinar da pesquisa que permitiu uma abordagem complexa indo além das fronteiras das áreas disciplinares. Professores e pesquisadores tiveram um papel fundamental nessa dissertação que se fez pela construção do conhecimento. Com esse trabalho espera-se que a cada leitura novos olhares permitam desdobramentos e a ampliação dos significados e descobertas que aqui se apresentam. Essa pesquisa foi realizada com o suporte de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da UFMG e o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.